Por Jonas Wesley
O dia do radialista era comemorado inicialmente em 21 de setembro, data em que foi fixado o salário base desses profissionais, durante o governo de Getúlio Vargas. No entanto, a data foi alterada para 7 de novembro, dia em que o músico, compositor e radialista Ary Barroso nasceu.
A voz que marcou gerações e possui grande representatividade na música popular brasileira é homenageada todos os anos por radialistas do Brasil inteiro.
O radialismo em Manaus chegou muito cedo e de maneira espontânea. A atividade era muito utilizada para serviços comunitários como a comunicação de avisos dos barcos que chegavam aos portos e a divulgação de serviços dados por pequenas empresas do interior.
Em Manaus, os profissionais são muitas vezes os primeiros a notificar e noticiar o cidadãos amazonenses das primeiras notícias do dia. Eles acordam junto com a cidade e tem nas vozes a missão de levar objetividade e notícia aos ouvidos do estado inteiro. Parabéns a todos os radialistas pelo seu dia, aqui fica nossa homenagem.