1ª Semana de Colação de Grau da Universidade Nilton Lins

Nos dias 06, 07 e 08 de Agosto aconteceu na Universidade Nilton Lins as primeiras Colações de Grau de formandos do 1º semestre de 2019, dos mais diversos cursos como de Farmácia, Psicologia, Administração, Comunicação Social, Direito, História, Letras e Serviço Social, entre outros. A Colação de Grau é o acontecimento mais esperado pelo universitário em que os familiares, amigos, coordenadores e professores homenageados vêm prestigiar os finalistas e confraternizar o término de mais uma etapa de suas jornadas.

No início das comemorações, conversamos com a Profª Janaina Braga, coordenadora da Pró-Reitoria de Extensão, que estava muito feliz e emocionada em relação a essa semana tão importante para os graduandos, “Estamos começando hoje o primeiro dia de colação de grau, inaugurando com os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, sendo este curso a primeira vez que estamos com alunos formandos e, ainda temos Farmácia e Enfermagem. Além do mais, teremos até quinta-feira da semana que vem colações de grau. São duas semanas de muita emoção, duas semanas de auditório cheio e muitos familiares festejando junto com os alunos que estão se formando”.

Os concluintes de Farmácia contaram com a presença da ex-Conselheira Regional de Farmácia, a farmacêutica bioquímica Edinilza Guedes, que veio festejar com os seus mais novos colegas de ofício, “Estou aqui para prestigiar essa turma maravilhosa da Nilton Lins. Para dar força, para encorajá-los, para estar com eles nesse momento e poder mostrar as expectativas em relação ao trabalho de farmacêutico que tem mais de 135 áreas de atuação.” Ela falou também sobre a importância de não parar de estudar, “É importante que saibam que a gente nunca pode parar de aprender, pois há muitas inovações tecnológicas que nos obrigam a estarmos sempre atualizados.”.

Na primeira noite de colações, acompanhamos o concluinte do curso de Psicologia, o indígena do povo Ticuna, Ezequiel Cunha, que contou ser o primeiro da sua etnia a conquistar a graduação, o que tornou sua noite ainda mais especial, “Ser um indígena Ticuna formado em Psicologia é se tornar um grande exemplo para meu povo. E para mim, é uma alegria e uma emoção muito grande finalizar hoje esse ciclo que durou cinco anos e meio e foi de muita dedicação e sacrifício”.

Na noite de quarta-feira, segundo dia das festividades, aconteceram as formaturas dos cursos de Comunicação Social, Administração e Direito cursos tais que deram início a Universidade Nilton Lins nesses mais de 30 anos, de modo que  essa colação de gruau trouxe um ar nostálgico a todos aqueles que acompanharam o desenvolvimento e expansão do centro acadêmico. No discurso de encerramento dessa segunda noite, a Magnífica Reitora da instituição, Gisele Lins, falou sobre os sonhos e desejos que foram pensados e realizados desde o fundador Nilton Lins até hoje.

Graduações dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, História e outros ocorreram na terceira noite de comemorações. A aluna do curso de Letras, a formanda Cristiane, disse que após lembrar de tudo que passou para chegar nesse momento, o sentimento que vem à tona é a gratidão, “Hoje é um dia de muita emoção! Eu sou grata por tudo, pela universidade, pelos grandes professores e pelos colegas que serviram de apoio. É tudo o que consigo sentir agora.”

Para a concluinte Irlene, da graduação de História, esse dia marcava fortemente sua trajetória, “Eu sou uma aluna de 2013 que havia parado, retomei e fiz a defesa do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e agora estou aqui, na colação de grau que se realiza hoje, muito feliz.” Aos ingressantes do curso, ela deixou uma mensagem de incentivo, “Para quem quer ingressar no curso: Não desistam. É um sonho bom e muito bonito. O curso de história tem aberto vários mercados e grandes possibilidades. Permitam-se estudar história, permitam-se viver a história.”, disse a aluna.

Representando os formandos da turma de Ciências Biológicas, falou conosco a graduanda Rejane, que explicou sobre o processo vivido na universidade, o curso de Biologia e a conquista do diploma, “Hoje eu posso sentir a emoção daquele que luta e vence. Apesar dos obstáculos nós estamos aqui. A palavra que eu tenho a dizer é ‘Vida’ que é o que resume a biologia em toda sua grandeza. Para definir toda esse percurso caminhado eu digo também que foi preciso muita fé.”, concluiu a acadêmica.

Nos dias 13, 14 e 15 de agosto, as Colações de Grau serão finalizadas pelas turmas de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Ambiental, Civil e de Produção, Medicina Veterinária e Odontologia. As cerimônias acontecerão no Auditório Nina Lins, a partir das 19h.

Autora: Giovanna Felix