Avicultura do Amazonas é destaque no cenário nacional

A palestra sobre Avicultura no Estado do Amazonas, realizada no segundo dia do I  Workshop de Agronegócios da Universidade Nilton Lins foi proferida pelo professor Dr. Frank George Guimarães Cruz (UFAM). A palestra teve como foco os ensinamentos sobre a produção avícola e o perfil do mercado consumidor. Com ilustrações de gráficos, a palestra seguiu com esclarecimentos sobre a avicultura que tem como principal base a criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos.

O professor ressaltou que o Brasil  é o maior exportador de carne e frangos do mundo, sendo o 3° maior produtor de carne e frangos e 7° maior produtor de ovos, sendo que 95{9c39a809bf3cd4b2f5d2d39f61a3d6b4b170873af1eb37dc26598c5162b2fc75} dos exportadores produzem a própria ração.

“O município de Manaus hoje é o 5° maior produtor de ovos do país, isso é motivo de orgulho para nós, porque apesar de termos que importar 100{9c39a809bf3cd4b2f5d2d39f61a3d6b4b170873af1eb37dc26598c5162b2fc75} de  toda a matéria prima que vai ser transformada em ração, temos um destaque a nível nacional, isso significa que ela é competente, tecnificada e as pessoas são preparadas para produzir.”

Porém existem fatores que impedem uma maior produção como: problemas de ferramentas de energia; causas ambientais; falta de laboratórios de análises patológicos e nutricionais; custos de produção com enzimas e infraestrutura de armazenagem de grãos inapropriados

O Dr. Frank ao falar dos seus projetos, informou sobre  o setor de avicultura da UFAM  um projeto que acontece em varias comunidades ribeirinhas, dentre elas estão os municípios de Coari, Anori, Anamã e Codajás. O objetivo do projeto e melhorar a  qualidade de vida e disponibilizar alimentos em locais de difícil acesso. Além da busca por essa independência, existe a possibilidade de criação de um pequeno mercado, que tem como principal característica  oferecer ao produtor a possibilidade de atingir mais uma atividade econômica.

A palestra trouxe grande aprendizado ao público e esclareceu muitas dúvidas sobre o ramo, como citou a acadêmica do curso de Medicina Veterinária Mariana Ribeiro. ‘’Eu fiquei muito feliz em poder ter essa oportunidade de estar tirando minhas dúvidas e espero que aconteça outros eventos como esse, pois é muito importante para a nossa formação.”, afirmou a universitária.

Texto:  Rayres Viana e Bianca Santos

Foto: Jéssica Castro