UNIVERSIDADE NILTON LINS SEDIA WORKSHOP SOBRE A DIGITALIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Na manhã desta sexta-feira (06), a Universidade Nilton Lins recebeu em parceria com o consulado da Suécia em Manaus, um Workshop para debater sobre a tecnologia na região Amazônica e as perspectivas para o futuro.
O primeiro a falar no encontro foi o secretário executivo do estado, Estevão Vicente Monteiro de Paula, que abordou sobre “Ciência, Tecnologia & Inovação do Estado do Amazonas para o desenvolvimento sustentável baseado na evolução digital”.
Para o conselheiro da embaixada da Suécia, Mikael Román, o encontro serviu para mostrar o uso de novas tecnologias e quais podem ser usadas na amazônia para não ameaçar a biodiversidade presente numa região que merece um olhar diferente para as causas da Amazônia.
O objetivo do Workshop é de debater e discutir soluções sustentáveis, além de refletir sobre a importância da tecnologia para a região e para o Brasil, segundo a reitora Gisélle Lins,  “trazer esse debate para dentro da Universidade com pessoas tão preparadas, para nós, é muito valioso”, enfatizou.
O evento contou com a participação de várias instituições, como a UFAM (Universidade Federal do Amazonas), o ITA (Instituto tecnológico de aeronáutica), a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), a Universidade Nilton Lins, entre outras entidades do Brasil.
A programação contou ainda com uma mesa redonda, apresentações individuais e questionamentos do público.
Participantes
Além da reitora da Universidade Nilton Lins Gisele Lins, estiveram presentes a vice-reitora, Karla Pedrosa, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Cleuciliz Santana, a pró-reitora de extensão, Janaína Braga, a ex-superintendente da Suframa, Rebeca Garcia, entre outras autoridades.
Texto: Ezayane Corrêa e João Paulo
Foto: Paulo Henrique