O que é Enfermagem, o que se estuda e onde trabalhar?

Conhecer bem uma profissão é fundamental para não errar na hora da escolha da graduação. Descobrir que um curso não era bem o que se esperava e, consequentemente, a vida profissional também não, é mais comum do que se imagina. Você sabe ao certo o que é Enfermagem?

O bacharelado em Enfermagem é uma opção que chama a atenção daqueles que se identificam com a área das Ciências da Saúde. Há os que encarem como um caminho para chegar à Medicina, mas a verdade é que o curso e a profissão são promissores por si próprios. Veja só!

O que faz o profissional de Enfermagem

Para entender o que é Enfermagem é preciso ter uma boa noção daquilo o que faz o profissional da área. O enfermeiro é parte integrante da equipe médica de uma instituição e presta auxílio no atendimento aos pacientes.

Em geral, são esses profissionais que fazem a coleta de sangue, preparam e administram o soro e medicamentos e acompanham a situação do paciente no decorrer de seu tratamento. Além disso, podem também atuar junto aos cirurgiões durante procedimentos variados.

O trabalho do enfermeiro nas instituições de saúde é o mais conhecido e esse é seu mercado mais comum, porém, existem oportunidades de trabalho fora das instituições de saúde. Em todo caso, o papel do profissional da área é atuar em ações de prevenção, recuperação ou manutenção da saúde de indivíduos e grupos.

O que se estuda no curso de Enfermagem

Saber o que se estuda na graduação contribui para o entendimento daquilo o que é Enfermagem de fato. Um curso como o da Nilton Lins tem por objetivo capacitar o futuro profissional a compreender o funcionamento do organismo humano, conhecer as doenças e suas formas de tratamento e prevenção.

Por essa razão, disciplinas como Anatomia, Fisiologia Humana e Patologia Geral fazem parte da matriz curricular. Há também matérias mais específicas, como Enfermagem em Urgência e Emergência e Fundamentos a Assistência ao Paciente, que preparam o enfermeiro em formação a participar do atendimento aos enfermos.

A graduação engloba tudo sobre Enfermagem, ou seja, tem disciplinas teóricas e práticas para formar profissionais capazes de prestar auxílio em situações simples, situações de emergência e situações especiais como no setor oncológico ou na UTI neonatal.

Onde o profissional da área trabalha

Enfermeiros tradicionalmente encontram espaço para atuar em hospitais, clínicas e laboratórios específicos para a realização de exames. Mas isso não é tudo o que você precisa saber para entender o que é Enfermagem.

O profissional pode atuar fora desse ambiente tradicional, como é o caso daqueles que trabalham em equipes de resgate. Há ainda a possibilidade de atuação na enfermaria de empresas, escolas e outras instituições como clubes recreativos.

A atuação como colaborador de uma instituição ou de forma autônoma, prestando atendimento domiciliar a pacientes que necessitam de acompanhamento especial, é outra opção.

Em resumo, para entender o que é Enfermagem de fato, você precisa explorar todas as possibilidades da profissão, dentro e fora das instituições de saúde, tendo sempre em mente o objetivo do cuidado da vida e bem-estar dos outros.

Quer saber mais? Conheça a graduação em Enfermagem da Universidade Nilton Lins!