Razões para escolher uma licenciatura em Educação Física

Razões para escolher uma licenciatura em Educação Física

Você é agitado, leva um estilo de vida saudável, gosta de praticar esportes e está sempre tentando incentivar seus amigos a fazer uma atividade física? Então, está na cara que o curso de Educação Física é para você. Mas, aí, vem a dúvida: licenciatura ou bacharelado, qual o melhor?

A escolha entre um e outro tem muito a ver com seu perfil pessoal. Mas, se você gosta da ideia de ensinar a prática de atividades físicas em escolas, continue a leitura, porque vamos falar sobre a Licenciatura em Educação Física e as vantagens que esta modalidade oferece!

Mais oportunidades de trabalho

A Educação Física possui um campo de atuação muito amplo e o surgimento de novas vagas é impulsionado não apenas pela busca de um corpo perfeito. Hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes de que, para ter mais saúde e qualidade de vida, é preciso praticar exercícios físicos regularmente. 

Assim, nos últimos anos, o profissional de Educação Física tem ganhado novos locais de trabalho, além das tradicionais escolas e academias. Eles estão fazendo muito sucesso no ramo de hotéis e cruzeiros marítimos, por exemplo, onde coordenam a parte de recreação ou organizam atividades esportivas para os hóspedes. 

Também há espaço nos condomínios residenciais, que contam com academias, e nas empresas, realizando programas de ginástica laboral.

É uma área muito diversificada e que exige versatilidade. Com a  licenciatura, você tem todas essas possibilidades de carreira e muitas outras, conforme vamos ver a seguir.

Formação mais completa

A licenciatura em Educação Física é uma graduação de 4 anos, assim como o bacharelado. A diferença é que a licenciatura é mais completa e aumenta suas opções de atuação na área. 

Ela habilita o profissional a dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio e permite desenvolver pesquisas na área. A grade do curso abrange um conteúdo específico de Pedagogia  — o que não acontece no bacharelado.

Mas, caso você não queira trabalhar em escolas, o conhecimento em Pedagogia é válido para exercer qualquer outra atividade, como a de instrutor em academias. Já se um aluno formado como bacharel quiser entrar na área educacional, ele não será aprovado.

Maior estabilidade na carreira

Um professor de Educação Física licenciado tem chances de ingressar em uma escola pública, que oferece maior estabilidade. E como trata-se de uma disciplina obrigatória no currículo da escola básica, é possível encontrar muitas oportunidades também nas instituições de ensino particulares.

Incentivar a prática de atividades físicas em crianças, jovens e idosos

Cursando uma Licenciatura em Educação Física, você pode trabalhar com alunos mais jovens e influenciá-los a fazer atividade física desde cedo. Assim, contribui para que eles tenham mais qualidade de vida e até se tornem excelentes atletas.

Mas não é só com os mais novos que o profissional de Educação Física pode se dar bem: os idosos também precisam muito da assistência dele. E, com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, esse público cresce cada dia mais. 

Agora que você já sabe o que é Educação Física e como funciona a licenciatura na área, aproveite para conhecer o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Nilton Lins!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *