Diploma de bacharel em Direito: como chegar lá?

O bacharel em Direito tem duas opções profissionais: atuar como advogado ou seguir carreira jurídica, na qual pode ocupar cargos como o de juiz, delegado ou promotor. O diploma em Direito, portanto, é o primeiro passo para seguir qualquer uma dessas profissões.

Este post foi feito especialmente para ajudar você, que deseja saber como conseguir esse diploma para seguir carreira na área. Nos tópicos a seguir, apresentamos o que deve ser feito antes e durante o curso para se tornar bacharel em Direito. Acompanhe!

Analise se esse é o seu desejo

Como em qualquer outro curso, o primeiro passo para se tornar bacharel em Direito começa na escolha da profissão. Nessa fase, é importante se conhecer para ter certeza de estar tomando a decisão certa.

Liste seus interesses e analise quais habilidades possui, quais atividades gosta de desempenhar e que estilo de vida gostaria de ter no futuro. Depois, pesquise sobre as atuações possíveis ao se formar em Direito e verifique se o dia a dia dessas carreiras se relaciona com as características que listou sobre si mesmo anteriormente.

Conheça o curso

Se você deseja se tornar um bacharel em Direito, pode iniciar sua trajetória antes mesmo de começar a cursar a graduação, conhecendo o curso. Dessa forma, pode se preparar com mais antecedência para conseguir o diploma.

A graduação tem 5 anos de duração e ao longo dela você aprenderá os conhecimentos e desenvolverá as competências fundamentais para atuar na área, como elaboração e interpretação de leis e textos jurídicos e capacidade de argumentação e persuasão.

A grade curricular de Direito também reúne matérias sobre as mais diversas áreas nas quais o profissional pode se especializar depois de formado. Linguagem jurídica, direito civil, direito penal e teoria geral do processo são algumas das disciplinas que você irá encontrar durante o curso.

Dedique-se e aproveite a graduação

Como estudante de Direito, é muito importante que você se dedique ao curso para não apenas conseguir o diploma, mas também para se tornar um bom profissional, com mais possibilidade de sucesso.

Como falamos, esse é o momento no qual você pode aprender os conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências que precisa no dia a dia da profissão, então aproveite esse período ao máximo e conte com a ajuda de professores e da instituição de ensino para isso.

Manter as leituras em dia, ter uma rotina organizada de estudos, complementar os aprendizados em sala com livros, filmes e eventos, participar de projetos na universidade, fazer networking e estágio são algumas das atividades que lhe ajudarão a se tornar um bom bacharel em Direito.

Como você pôde ver neste post, o bacharel em Direito pode tanto atuar como advogado quanto prestar concurso público para ocupar cargos de natureza jurídica. Seja lá qual for o seu desejo, é muito importante analisar se quer mesmo seguir essa carreira, conhecer a graduação e se dedicar enquanto estiver na universidade para se tornar um excelente profissional da área.

Já tem certeza que essa é a carreira que você deseja? Então conheça a graduação em Direito da Nilton Lins acessando a página do curso!