Publicidade e Propaganda: da idéia à mente dos consumidores

Enquanto assistimos televisão, lemos um jornal ou simplesmente navegamos pela internet somos impactados na maior parte do tempo por anúncios de produtos e serviços. As propagandas já fazem parte das nossas vidas, mesmo sem a gente perceber isso, assim como têm uma grande influência em nosso comportamento de consumidor.

Provavelmente, muitas pessoas se perguntam como funciona o trabalho de uma agência de Publicidade e Propaganda. Como eles desenvolvem uma ideia que vai impactar os consumidores? E como é possível que essa mensagem grude na mente das pessoas? Neste breve guia, vamos explicar um pouco sobre esse processo.

O que é Propaganda? E o que é Publicidade?

Em resumo: a Propaganda refere-se ao ato de propagar um conceito ou uma ideia – nem sempre com viés comercial – para um número elevado de pessoas usando as ferramentas da comunicação. Enquanto a Publicidade utiliza-se dos mesmos princípios, mas de forma mais direta e persuasiva com a intenção de criar nas pessoas o desejo de consumo de um determinado produto ou serviço oferecido por uma marca.

Dentro do curso de Publicidade e Propaganda, o estudante vai conhecer técnicas e métodos para realizar a divulgação das marcas, dos serviços e produtos de um cliente, ou simplesmente despertar o desejo de compra. Ou seja, utilizar esses recursos para propagar uma ideia com apoio das ferramentas da comunicação social.

Como começam as campanhas publicitárias?

Durante do bacharelado em Publicidade e Propaganda, os estudantes são estimulados a desenvolver ideias, ter insights e transformar esses conceitos em exemplos de campanhas. Entretanto, para que isso torne-se real, existe um longo processo criativo dividido em várias etapas. Em alguns casos, existem disciplinas específicas para cada parte desta jornada.

A matéria de planejamento estratégico vai apresentar ao estudante como desenvolver a concepção de uma campanha. Ele compreenderá que é necessário conhecer a marca e os seus objetivos, assim como o seu público-alvo. E também que é preciso estudar a linguagem utilizada pelos consumidores e quais os meios de comunicação eles utilizam para ter acesso a conteúdos (TV, internet, jornal, revista).

A parte criativa só aparece muito depois da parte estratégica, como a reunião de dados e um imenso estudo de possibilidades. Neste estágio é comum o exercício de brainstorming, uma tempestade de ideias com o objetivo de encontrar formas de desenvolver um anúncio que vai chamar a atenção do público e, obviamente, entrar na mente dos consumidores.

Por exemplo, propagandas de carro costumam ter como objetivo destacar as vantagens do modelo, transmitir a sensação de conforto e liberdade. Com isso, busca primar pela seriedade e beleza. E todos esses pontos são decididos dentro do brainstorming e com as pesquisas.

Do brainstorming à veiculação da propaganda?

Dentro das agências de publicidade ou nas aulas do bacharelado em Publicidade e Propaganda, há poucas diferenças do processo criativo. A única distinção é que de um lado são os clientes que apresentam os desafios de divulgar suas marcas e não os professores que resumem essas questões em pequenas tarefas.

Com todo o conceito e estudos em mãos, é possível desenvolver as campanhas. Seguindo as guias pensadas anteriormente, os materiais passam para as equipes de criação (redatores, fotógrafos, movie makers, designers) e em seguida seguem para a produção das peças publicitárias, como a gravação de filmes para TV e, hoje, YouTube.

Após todo esse processo, as peças publicitárias são veiculadas nos meios de comunicação que melhor atingem o público-alvo da marca ou do produto que está em destaque. A última parte da campanha é a mensuração de resultados, uma avaliação dos números para compreender se os objetivos foram atingidos e o que pode ser melhorado.Esse foi apenas um breve resumo de como funciona o processo criativo dentro das agências publicitárias e como o curso de Publicidade e Propaganda prepara os egressos para desenvolver grandes campanhas. Se interessou por essa área da Comunicação Social? Venha conhecer mais sobre a graduação da Universidade Nilton Lins!