Afinal de contas, o que é Administração?

Você já parou para refletir sobre o que é Administração e por que esse curso atrai tantos vestibulandos? Neste post, nós vamos explicar o motivo desse profissional ser tão importante para organizações de diversos setores.

Também vamos explicar o que você aprende durante a graduação e quais são as perspectivas para o bacharel em Administração. Continue a leitura!

Entenda o conceito de Administração

Afinal de contas, o que é Administração? Trata-se da ciência que está associada ao gerenciamento de recursos materiais, financeiros e humanos, visando o cumprimento de objetivos da organização.

Podendo responder pela empresa como um todo ou apenas por um de seus setores, o administrador é o responsável pela definição de metas, bem como as estratégias mais eficientes para alcançá-las. Cabe a ele, ainda, analisar os resultados para colocar em prática os ajustes necessários.

Na prática, é função do administrador otimizar o aproveitamento dos recursos que estão sob sua responsabilidade, reduzindo desperdícios, direcionando investimentos ou adotando medidas de contenção de gastos em prol do aumento da produtividade.

É importante ressaltar que, além de recursos materiais e infraestrutura, a administração também requer habilidades de relacionamento interpessoal, para motivar os funcionários a se comprometerem com as metas, além de realizar remanejamentos para garantir que cada vaga seja ocupada pelo profissional mais qualificado.

Descubra o que você vai aprender no curso de Administração

Para dar conta de responsabilidades tão plurais, a grade curricular do curso de Administração dialoga com várias áreas do conhecimento. Para a construção de uma carreira bem-sucedida, o egresso precisa entender de diversos temas.

De um lado, destacam-se as disciplinas relacionadas às áreas de Economia e Finanças, já que o administrador precisa ser capaz de entender os mais diferentes cenários, buscando encontrar as melhores oportunidades de negócio. Saber lidar com dinheiro é uma competência essencial.

No que diz respeito à gestão de pessoas, o estudante de Administração aprende a recrutar, treinar e motivar equipes, fazendo uso de elementos como plano de carreira, pesquisa salarial e análise de cargos.

Ao longo dos semestres, o aluno também recebe noções de Marketing, que são as ações voltadas para a divulgação da marca, dos produtos e serviços direcionados ao cliente final. Além disso, ele conhece a rotina e os desafios enfrentados pelos empreendedores, que são aquelas pessoas que desejam abrir o próprio negócio.

Saiba onde estão as oportunidades de trabalho

Depois de entender o que é Administração e quais são os conteúdos abordados ao longo dos quatro anos, você deve ter percebido que esse profissional é uma figura essencial para qualquer organização, independentemente de porte ou área de atuação.

De acordo com a Catho, renomado site de recolocação profissional, a média salarial paga a um administrador de empresas em nosso país atinge os R$ 2.359. Paralelamente, destaca-se que não apenas empresas privadas estão entre as empregadoras em potencial.

Para quem busca estabilidade, é crescente o número de vagas oferecidas em concursos para selecionar candidatos que tenham se especializado em Administração Pública.

Quer ir além do que é Administração? Baixe o e-book do curso da Universidade Nilton Lins e saiba tudo sobre a carreira!