Palestra explica as normas do Programa Nacional de Sanidade Avícola

Palestra explica as normas do Programa Nacional de Sanidade Avícola

Integrando a programação do 4° dia da III Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, foi realizada na tarde de sábado (21/9), às 16h30, na sala 227s do Unicenter da instituição, uma palestra explicando as normas do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). A apresentação foi ministrada pelo médico veterinário Rodrigo Dias, que coordena o PNSA na esfera estadual, atuando pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF).

Conforme Dias, o PNSA tem como temáticas principais: a importância do mercado avícola, legislações e riscos a avicultura. “Criado mediante Portaria n° 193, de 19 de setembro de 1994, o PNSA constitui normas e ações para regulamentar a produção avícola e preservar o plantel avícola nacional. O PNSA busca resguardar a cadeia produtiva avícola, já que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de frango do mundo”, explicou.

Durante o encontro, foram repassados os objetivos gerais e específicos do PNSA, a estrutura organizacional, estatísticas de exportação mundial de frangos de corte, as principais normas do programa e as instruções normativas que o compõem. Também foi apresentada a lista de doenças avícolas que devem ser comunicadas imediatamente para a ADAF, além do âmbito de aplicação do PNSA.

“O PNSA é aplicado na avicultura industrial, na estrutiocultura, em aves residentes e migratórias, pontos de risco e na avicultura de subsistência que é muito comum atualmente. O programa atua em matadouros, frigoríficos, criatórios, incubatórios, processamento de ovos e etc”, concluiu Rodrigo Dias.

Autora: Suyanne Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *