Universidade ou faculdade: você sabe a diferença?

Universidade ou faculdade: você sabe a diferença?

Qual curso fazer? Como funciona o vestibular? Posso usar a nota do Enem para fazer uma faculdade? Essas podem ser algumas das dúvidas de quem deseja ingressar no ensino superior. Mas você já parou para pensar se deve escolher uma universidade ou faculdade para fazer sua graduação? 

Se ainda não sabe qual a diferença entre essas duas opções, saiba que este post foi feito especialmente para você! Continue lendo e descubra as informações necessárias para lhe ajudar nessa escolha. Vem com a gente!

Universidade ou faculdade: qual a diferença?

As instituições de educação superior brasileiras podem ser credenciadas em três tipos, segundo o decreto nº 5.773/06: faculdades, centros universitários e universidades. Inicialmente, qualquer instituição de ensino superior é credenciada como faculdade. Para tornar-se um centro universitário ou uma universidade, é preciso que a faculdade tenha funcionamento regular e determinado padrão de qualidade.

As faculdades são estabelecimentos de ensino focados em apenas uma área do conhecimento, como tecnologia ou ciências humanas. Os professores de uma faculdade precisam ter apenas o nível de pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) para dar aulas.

Já as universidades, por outro lado, são instituições pluridisciplinares que se caracterizam pela inseparabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que as universidades se preocupam não apenas com a formação de profissionais, mas também com o cultivo do conhecimento.

Por isso, é exigido que as universidades tenham, pelo menos, um terço dos professores com titulação de mestrado ou doutorado e a mesma quantidade do corpo docente deve trabalhar em regime de tempo integral, ou seja, dedicados unicamente a uma instituição. As universidades têm autonomia, inclusive, para criar cursos sem precisar de autorização prévia do Ministério da Educação – MEC.

Confira a seguir o que são os projetos de extensão e os programas de pesquisa presentes nas universidades. Essas informações devem ser consideradas na hora de escolher entre universidade ou faculdade.

Projetos de extensão

Como você viu, uma das coisas que diferenciam uma universidade ou faculdade é a presença de projetos de extensão. A extensão acadêmica oferecida nas universidades é um projeto interdisciplinar que aproxima os conhecimentos da instituição de ensino dos saberes da comunidade ao seu redor.

O objetivo da extensão é viabilizar a relação entre ensino e pesquisa e possibilitar a relação transformadora entre a sociedade e a universidade. Por meio dos projetos, tanto o espaço externo à universidade pode ser impactado positivamente pelos estudantes quanto os alunos têm uma formação mais completa e integral, relacionando teoria e prática.

Programas de pesquisa

Outra diferença entre universidade ou faculdade é a obrigatoriedade sobre os programas de pós-graduação e os projetos de iniciação científica. Por um lado, as universidades devem necessariamente oferecer cursos stricto sensu, ou seja, de mestrado e doutorado, responsáveis por pesquisas que contribuam com a geração do conhecimento.

Por outro lado, as universidades também devem oferecer programas de iniciação científica para os alunos da graduação. Isso significa que nesse tipo de instituição, você poderá contribuir com as pesquisas de profissionais mestres e doutores enquanto estiver na graduação. Essa é principal porta de entrada para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica.

Neste post, você conheceu as informações necessárias para lhe ajudar a decidir se deve escolher uma universidade ou faculdade. Os projetos de extensão e os programas de pesquisa oferecidos pelas universidades podem tornar sua formação mais abrangente. Para saber se uma instituição é a melhor universidade, pesquise sobre os projetos disponibilizados pela mesma.

Gostou do post? Então conheça as ações de extensão da Universidade Nilton Lins!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *