Entre 2012 e 2018, foram registrados mais de quatro milhões de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Desse total, 15.768 resultaram em mortes.
Nesse cenário, é possível compreender uma parte da importância do tecnólogo em Segurança do Trabalho. Continue lendo este post e saiba mais sobre essa carreira, desde a relevância de suas atividades até as áreas de atuação. Acompanhe!
O que é a carreira do tecnólogo em Segurança do Trabalho?
Ergonômicos, físicos, biológicos, químicos… Todo ambiente de trabalho tem riscos, desde uma sala de escritório até uma indústria de materiais perigosos. O objetivo do tecnólogo em Segurança do Trabalho é eliminar a probabilidade de acidentes decorrentes desses riscos acontecerem no ambiente de trabalho. Ou, pelo menos, ele executa ações que possam reduzir os impactos causados por esses eventos.
Além de identificar riscos de acidentes o tecnólogo em Segurança do Trabalho também pode apontar agentes ambientais agressivos à saúde do trabalhador, que podem provocar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Para isso, esse profissional segue uma série de leis e normas que devem ser cumpridas pelas empresas. Por isso, o curso em segurança do trabalho reúne conhecimentos sobre legislação, além de gestão, saúde e meio ambiente, entre outros.
Esse profissional também pode trabalhar em conjunto com profissionais da área de saúde com foco na medicina do trabalho. Outro objetivo dessa equipe é conscientizar a empresa e os funcionários sobre a importância da prevenção e capacitar as pessoas para se protegerem e saberem como agir em caso de acidentes.
Qual a importância dessa profissão?
O tecnólogo em Segurança do Trabalho tem um papel importante na prevenção de acidentes e mortes decorrentes desse tipo de evento no ambiente profissional. Afinal, ele identifica riscos no espaço de trabalho, sugere medidas preventivas e orienta funcionários e empregadores sobre situações de perigo, entre outras atividades.
Além disso, esse profissional é muito importante para a redução dos custos com multas e afastamentos resultantes dos acidentes de trabalho, o que também evita prejuízos com a imagem das organizações.
Essa importância reflete no aumento da preocupação das empresas com esse setor. Segundo pesquisa do SESI, 76,4{9c39a809bf3cd4b2f5d2d39f61a3d6b4b170873af1eb37dc26598c5162b2fc75} dos gestores acredita que a atenção com a segurança do trabalho deve crescer nas indústrias nos próximos anos.
Em quais áreas o tecnólogo em Segurança do Trabalho pode trabalhar?
O profissional de segurança do trabalho pode atuar em diversas áreas. Uma delas é a de adequação dos ambientes e atividades da empresa às normas e leis vigentes. Outra possibilidade é trabalhar na análise e na elaboração de esquemas de prevenção de acidentes. Existe ainda a opção de trabalhar com a vistoria dos equipamentos e máquinas utilizados pela empresa.
O tecnólogo em segurança do trabalho é muito importante para qualquer empresa, independentemente de porte ou área de atuação. Principalmente no Brasil, que tem um dos maiores índices de acidentes de trabalho no mundo. O profissional de segurança do trabalho atua desde a prevenção dos acidentes até a conscientização dos funcionários, o que é imprescindível para reduzir as ocorrências negativas.
Já pensou em ter uma carreira tão importante? Então conheça o curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho da Universidade Nilton Lins fazendo o download do e-book do curso!